Quando a Finkler Ambiental utiliza o Espectrômetro Portátil de Fluorescência de Raios X (p XRF) em Investigações Ambientais?

Expectrômetro Portátil

Grandes quantidades de metais pesados e semi-metais presentes nos solos, sedimentos, borras podem ser derivados de fontes antropogênicas de contaminação, oriundas de atividades industriais.

Conforme preconizado pela recente revisão da ABNT NBR 15515-2:2023 “Investigação Confirmatória”, nos casos em que o Modelo Conceitual apresente elevadas incertezas, são aplicadas Ferramentas de Resposta Rápida, com o objetivo de obter informações adicionais mais robustas.

Em áreas com suspeita de contaminação de solo por metais, uma das Ferramentas de Resposta Rápida mais assertivas a ser utilizada é o Espectrômetro Portátil de Fluorescência de Raios X.

O uso do pXRF apresenta vantagens consideráveis em relação aos métodos convencionais:

  • Análise rápida e precisa: O XRF pode fornecer resultados em poucos minutos, o que o torna ideal para triagem rápida de materiais e para tomadas de decisões em tempo real. Com um único equipamento, podem ser realizadas centenas de leituras por dia.
  • Análise não destrutiva: O XRF não danifica a amostra nem requer preparação especial para as medições.
  • Análise multielementar: O XRF pode detectar simultaneamente vários elementos em uma única análise, comumente entre o S (Enxofre) e o U (Urânio).
  • Análise no próprio local de investigação: pela sua portabilidade, as leituras podem ser realizadas no próprio local de coleta das amostras de solo.
  • Previsibilidade normativa: além de ser recomendado pela ABNT NBR 15515-2:2023, o uso do pXRF também é reconhecido pela Agência Norte Americana de Proteção Ambiental (USEPA), a partir da metodologia EPA SW-846 Test Method 6200.
  • Redução de custos: com a triagem das amostras, é possível segregar para análises químicas a com o maiores teores de contaminação, ou seja, as mais significativas da investigação. As análises químicas então serão utilizadas para confirmação dos resultados já obtidos em campo, inclusive reduzindo a quantidade de análises laboratoriais.

Aplicações do XRF na Finkler Ambiental:

  • Investigação de áreas contaminadas: O XRF pode ser usado para identificar e mapear contaminantes em solos, sedimentos e borras. Isso ajuda a determinar a extensão da contaminação e a direcionar os esforços de remediação.
  • Controle de qualidade de matérias-primas: O XRF pode ser usado para verificar a composição química de matérias-primas, como minérios, metais e produtos químicos. Isso garante que os materiais atendam às especificações e que os produtos finais sejam de alta qualidade.
  • Análise de resíduos: O XRF pode ser usado para auxiliar na caracterização de resíduos industriais, a fim de determinar o método adequado de tratamento e descarte.
  • Análise de metais preciosos: O XRF pode ser usado para determinar a pureza de metais preciosos, como ouro, prata e platina.

Conclusão:

O Espectrômetro Portátil de Fluorescência de Raios X (XRF) é uma ferramenta poderosa para a análise elemental rápida e não destrutiva de materiais. Na Finkler Ambiental, o XRF é utilizado em diversas aplicações, desde a investigação de áreas contaminadas como o controle de qualidade de matérias-primas e caracterização de resíduos.

Se quiser saber mais, fale com a Finkler.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Vinhedo/SP

Rua Arnaldo Roque Briski, 68

Tel.: + 55 19 3886.3160

www.finklerambiental.com.br

Se quiser conhecer mais assuntos como esse, continue desbravando nossos artigos!